Por que nos procuram?

Diferenciais

Para nós do Peixinho a relação escola e família é um dos canais principais para o bom desenvolvimento da criança. Desde o período de adaptação, o qual deve ser gradativo e humanizado para que pais e crianças sintam-se seguros e vinculados positivamente à escola até encontros para entrega de avaliações, cafés com pais ou reuniões individuais a comunicação e a presença da família é fundamental. Cabe lembrar que a entrada dos pais na escola é livre e o contato com as professoras diariamente o que garante uma comunicação adequada e de fácil acesso.

A metodologia de projetos é o carro chefe da nossa escola o que garante novidades e aprendizagens a todo momento. Descobrir como nasce uma borboleta, como funciona o corpo humano e qual era a tecnologia utilizada no passado são alguns exemplos que variam muito, mas aguçam a curiosidade e estimulam a criatividade dos pequenos. Tudo isso feito com material desenvolvido e pensado juntamente as crianças, o que garante variedade, motivação e significado.

Vygotsky, Piaget e Freinet são os principais pensadores que nos ajudam a colocar em prática o sociointeracionismo, esse que apresenta a interação social como principal eixo de aprendizagem. Aprender e ensinar é um ato social, onde a troca de conhecimento ocorre a todo momento.

No Peixinho os aspectos avaliados vão além do cognitivo. Aqui pensamos em 4 aspectos do desenvolvimento de cada criança, os quais permitem uma observação integral de cada um. São eles:

Aspecto Funcional: Como é o corpo dessa criança. O que ela come, como ela se movimenta, como é sua linguagem, etc.  Esse aspecto abrange o funcionamento do corpinho de cada um.

Aspecto Emocional: No Peixinho esse aspecto é muito importante. Perceber esse aluno com seus sentimentos e emoções e proporcionar um rico desenvolvimento emocional é fundamental para que a criança se torne um adulto seguro, empático, independente e feliz.

Aspecto Social: A relação com o outro é primordial para a construção de uma relação. Saber dividir, se posicionar, trocar são ações mais que necessárias para uma vida em sociedade.

Aspecto Cognitivo: Como é a aprendizagem dessa criança? Ela aceita o novo? É curiosa? Conhecer para saber como proceder diante da aprendizagem de cada um é o canal para potencializar o desenvolvimento da aprendizagem.

A alimentação em nossa escola é vista com grande responsabilidade. Uma equipe voltada à alimentação com nutricionistas, cozinheiras, lactaristas e auxiliares de nutrição garantem a qualidade e o sabor desse fator tão importante. Diferentes cardápios são elaborados pensados em cada faixa etária e caso necessário nas restrições específicas. A variedade de frutas servidas diariamente em todas as refeições e o delicioso cheirinho de comida gostosa abrem o apetite de todos.

No berçário exames antropométricos são realizados a cada 20 dias para garantir que todos estão ganhando peso e se desenvolvendo de forma saudável. Além disso a equipe é formada por enfermeiras e pedagogas garantindo  e  olhar para a saúde e a educação caminhem juntos.

Em toda a escola nossos profissionais passam por cursos de primeiros socorros para atender a qualquer emergência e a contrato com empresa especializada em pronto atendimento garantem a segurança de todos.